quarta-feira, outubro 15, 2025
spot_img

Marinho diz que governo está comprometido com fim da escala 6×1

Foto: Allexandre Silva/MTE/Divulgação

O ministro Luiz Marinho (Trabalho) se comprometeu a articular junto ao presidente Lula (PT) e a líderes da base no Congresso a aprovação do projeto que acaba com a escala 6×1, um dos focos do governo após o aumento da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês.

As declarações foram dadas durante reunião com o presidente da Comissão do Trabalho, Léo Prates (PDT), e a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) nesta terça-feira (14). O objetivo dos parlamentares foi obter apoio do governo ao projeto da deputada que estabelece a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a implementação da escala 5×2.

No encontro, Marinho destacou a relevância do projeto e afirmou que tentaria ajudar na articulação para que a proposta seja votada o mais rápido possível. O projeto está na Comissão de Trabalho e tem como relator Prates, que se comprometeu a pautar uma audiência pública com empresários e centrais sindicais ainda este mês.

“O projeto nasce do diálogo com trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam diariamente o desgaste da escala 6×1. É a alternativa viável para acabar com esse abuso”, afirma a parlamentar. “O governo federal reconheceu isso, e juntos vamos transformar essa conquista em realidade, garantindo saúde e dignidade para população.”

O fim da escala 6×1 se tornou uma das prioridades do governo após a aprovação do IR. Além do projeto de Daiana Santos, há ainda uma PEC (proposta de emenda à Constituição) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que propõe jornada de quatro dias semanais, medida adotada em alguns países do mundo e que chegou a ser testada no Brasil por algumas empresas.

Danielle Brant/Folhapress

Latest Posts

spot_imgspot_img

Manter contato

Para estar atualizado com as últimas notícias.