segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Siticcan participa de sessão especial que celebrou os 75 anos da Rlan

O diretor Lázaro Ferreira exibe orgulhoso a placa honorífica recebida pelo Siticcan

A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira (12), uma sessão especial para celebrar os 75 anos da Refinaria Landulpho Alves (Rlam). A sessão foi convocada pelo deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), com apoio do coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, e da coordenadora do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento.

O encontro reuniu lideranças políticas, do movimento sindical, dentre eles a Diretoria do Siticcan, representada pelos diretores, Lázaro Ferreira, Edilson Almeida e Cláudio Guedes, além de trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo Radiovaldo Costa, “a Refinaria Landulpho Alves completa 75 anos como um marco da industrialização da Bahia e do Brasil. Inaugurada ainda antes da criação da Petrobras, sempre foi um instrumento estratégico para o desenvolvimento e para a vida do povo baiano. Mas em 2021, de forma questionável, foi privatizada pelo governo anterior”.

O deputado ressaltou que, desde então, “convivemos com os combustíveis mais caros do país e com os impactos diretos no custo de vida da população. A solenidade em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da Rlam é também um ato político: uma oportunidade de reafirmar que essa luta não está esquecida. Reestatizar a refinaria significa recuperar a possibilidade de reduzir preços, fortalecer a economia e devolver à sociedade um patrimônio que lhe foi tomado”.

Durante a solenidade, quatro entidades ligadas às lutas dos trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves foram homenageadas com placas honoríficas, recebidas por seus respectivos representantes, no caso do Siticcan, pelo diretor Lázaro Ferreira que ao discursar, relembrou a importância da Rlan para o desenvolvimento do estado da Bahia.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Manter contato

Para estar atualizado com as últimas notícias.