Notícias da CUT

Elevadores a cabo para transporte de passageiros

Em decorrência do acidente ocorrido em Salvador, com a queda de um elevador tracionado a cabo para transporte de pessoas, ocasionando óbito de 9 trabalhadores, em agosto de 2011 , as bancadas do governo e de trabalhadores se manifestaram em favor da eliminação dos elevadores tracionados a cabo para transporte de pessoas, previstos no item 18.14, conforme relatos a seguir descritos:

Manifestações da Bancada dos Trabalhadores:

  • A manutenção dos elevadores é muito importante. Indaga-se se há alguma pesquisa sobre elevadores em cremalheiras. Há informações de que há cerca de 5 acidentes no mundo, portanto é um elevador seguro. Sugere que o relatório técnico de manutenção seja mandado para o sindicato dos trabalhadores.
  • Eliminar o elevador a cabo para transporte de passageiros. Uma alternativa é construir elevador no poço definitivo. A empresa seja obrigada a fazer teste e encaminhe o resultado
  • O acesso do sindicato seja livre durante esse prazo de dois anos enquanto puder utilizar o elevador a cabo.
  • O projeto do atual elevador a cabo é um projeto ultrapasado. É utopia que a empresa irá fazer manutenção preventiva.
  • Existia norma de elevador a cabo NR 233. Já existe um grupo da ABNT estudando a norma de elevador a cabo. Isso não sai em menos de um ano. Os colegas do RS recomendam uma norma Espanhola mas ela é de 1 970. Tem informações de que existem 3 acidentes em elevadores de cremalheiras no Brasil. O problema do elevador a cabo é um híbrido de vários equipamentos diferentes no próprio elevador. O problema não é simples, é complexo, mas não podemos ficar esperando uma norma nova ser feita para fazer alguma coisa. Sugere-se, nas obras em curso, deixar só elevadores tracionados a cabo, para materiais e, nas obras novas, colocar elevadores a cremalheiras para transporte de pessoas.
  • Todos concordam que não se deve ter elevador a cabo.

 Mas, como fazer nas obras atuais?

Conclusões e encaminhamentos:

  • Proibição da utilização de elevadores de obras traciona os a cabo para transporte de passageiros a partir de 10 de maio de 2013 (Ref. Portaria 224 de 6/MAI/2011, em vigor a partir de 1°de setembro de 2011).

 

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